domingo, 25 de março de 2012

Games na Educação

          

                       


           Os jogos tem um papel importante, pois estimulam principalmente, na educação infantil, e é uma das formas mais naturais da criança entrar em contato com a realidade. O jogador  por exemplo, contrói um caráter em cima das regras daquele jogo, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e a medida em que ela joga, vai melhorando, e se conhecendo melhor, contruindo interiormente o seu mundo. Os jogos ajudam na formação do aluno, pois o mesmo, pode não entender um determinado assunto com os livors, ou com seu professores, mas se ele for jogar um jogo que o tema seja esse mesmo assunto que ele não tenha entendido, as chanches dele entender, são bem maiores do que se ele ficar horas e horas lendo sobre aquele assunto.


Fonte da imagem: http://jovensdobem.zip.net/Games na Educação

O uso de blogs na educação

        Para jovens e crianças, o mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta. Segundo uma pesquisa feita pela empresa AVG- especialista em sistemas de segurança para internet- com 2.200 mães de meninos e meninas, mostrou que ambos têm mais facilidades com aparelhos eletrônicos do que com atividades fisicas e lúdicas, como pedalar, nadar e amarrar os sapatos. A notícia não é tão negativa quanto parece, desde que haja um equilíbrio entre o uso de ambos.
          Exemplos disso são os blogs, que servem para aprender e ensinar, é um veículo de pesquisas e trocas entre aluno, professor e internauta. Com o blog, pode-se melhorar a expressão escrita, além de que os resultados podem ser vistos e compartilhados por milhares de pessoas, conectadas  a rede, ampliando sempre o conhecimento.
        Além de aproximar todos, principalmente aluno/professor. Matém ambos em constante reciclagem, pois eles irão sempre buscar informações ( em formato de postagem) na rede para compartilhar com os outros.


Nativos X Imigrantes Digitais





As crianças e jovens de hoje (que já nasceram na era digital) , estão cada vez mais surpreendendo, e mostrando a rapidez na qual se adaptam com grande facilidade (computadores, celulares, tablets e etc). Fazem pesquisas, compram, escutam música, enviam mensagens instântaneas, e até marcam encontros, tudo isso ao mesmo tempo. Esses são os chamados NATIVOS DIGITAIS.

Os nascidos até 1980, são os mais surpreendidos,( pois por não terem nascido na era digital, encontram mais problemas para se adptarem)  ao perceberem a facilidade na  qual eles utilizam a tecnologia. São informações demais para quem já assitiu a Copa do Mundo na televisão em preto e branco, para aqueles que quando enviam um e-mail, ligam para saber se o mesmo foi recebido e para queles qu eu usam a internet como segunda fonte de informação. Esses são os chamados IMIGRANTES DIGITAIS.



quinta-feira, 22 de março de 2012